29.11.13

Handebol Feminino!!

O Handebol mais parecido com o que conhecemos surgiu no início do século XX, inventado pelo alemão Karl Schelenz em 1919. No entanto, existem indícios da criação do esporte bem antes deste germânico, em versões diferentes. Uruguai, Dinamarca e a então Tchecoslováquia também tinham relatos do que era um jogo de bola com as mãos, e a lembrança mais antiga deste esporte vem da Grécia, já citado por Homero em “A Odisséia”, porém com o nome de “Urânia”, um esporte que usava bolas do tamanho da maçãs e ainda não tinha balizas.
A modalidade entrou para os Jogos Olímpicos em 1936, em Berlim, apenas em sua versão masculina, e em 1976, em Munique, também com times femininos. Atualmente tem como principais potências a França e a Rússia. No Brasil, a entidade reguladora do esporte é a CBHb, Confederação Brasileira de Handebol.
Fonte: http://www.esporteuniversitario.net/?s=1&pa=un&catd=83&i=mod&lnki=ft. 

Futebol feminino!!!!!!!!!!!

História do Futebol Feminino

 

A mulher tem sido importante para o desenvolvimento e evolução do futebol até hoje. Os primeiros indícios datam desde o tempo da Dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.) em que elas jogavam uma variação do antigo jogo chamado TSU Chu. Há outros relatos que indicam que, no décimo segundo século, era usual que as mulheres desempenham jogos de bola, especialmente na França e na Escócia. Em 1863, foram definidas regras para prevenir a violência no jogo, enquanto que era socialmente aceitável para as mulheres. Em 1892, na cidade de Glasgow, Escócia, houve o primeiro jogo de futebol entre as mulheres.
Uma competição anual, em Lothian, Escócia durante a década de 1790 é relatado, também.1 2
O documento mais conhecido sobre os inícios do futebol feminino remonta a 1894 quando Nettie Honeyball, um ativista dos direitos da mulher, fundou o primeiro clube desportivo britânico chamado o Ladies Football Club. Honeyball, convicta de sua causa declarou que pretendia demonstrar que as mulheres poderiam alcançar a emancipação e ter um lugar importante na sociedade.
Lady Florence Dixie desempenhou um papel fundamental na criação do jogo, organizando jogos de exposição para caridade, e em 1895 ela se tornou presidente da British Ladies' Football Club, estipulando que "as jovens devem entrar no espírito do jogo com o coração e a alma." Ela providenciou uma turnê para a Escócia da equipe de futebol de Londres .
A Primeira Guerra Mundial, foram a chave para a superlotação de futebol feminino na Inglaterra. Porque muitos homens foram para o campo de batalha,já a mulher foi introduzida na força trabalhadora. Muitas fábricas tiveram suas próprias equipes de futebol que até então eram privilégio de homens. A mais exitosa destas equipes existe foi Dick, Kerr's Ladies of Preston, Inglaterra. A equipe foi bem sucedida, atingindo resultados como os de um jogo contra uma equipe escocesa que levou um "chocolate" de-0.
No entanto, no final da guerra, a FA não reconheceu o futebol feminino, apesar do sucesso e popularidade. Isto levou à formação da English Ladies Football Association (Associação Inglesa de Futebol Feminino) cujo início foi difícil devido ao boicote da FA que levou mesmo a mulheres a jogarem em estádios de Rugby.
Após a Copa do Mundo 1966, o interesse dos amadores cresceu de tal forma que a FA decidiu voltar atrás e em 1969 criou o ramo feminino da FA. Em 1971, a UEFA instruiu seus respectivos parceiros a gerir e promover o futebol feminino e na Europa ele foi consolidado nos anos seguintes. Assim, países como a Itália, E.U.A. e o Japão têm ligas profissionais cuja popularidade não inveja o que é atingido pelos seus similares do sexo masculino.

Futebol feminino no Brasil

O Araguari Atlético Clube (de Minas Gerais) é considerado o primeiro clube do Brasil a formar um time feminino, que em meados de 1958, selecionou 22 meninas para um jogo benificiente em dezembro deste mesmo ano. O sucesso desta partida foi grande que a revista "O Cruzeiro" fez matéria de capa sobre o acontecimento, pois até então, partidas femininas só ocorriam em circos ou jogos de futsal. Com esta divulgação, houve, nos meses seguintes, vários jogos do time feminino do Araguari em cidades de Minas Gerais (Belo Horizonte inclusive) e também em Goiânia e Salvador. Em meados de 1959 a equipe feminina do Araguari foi desfeita, por pressão dos religiosos de Minas Gerias.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_feminino.

28.11.13

A 1ª derrota no UFC do Anderson Silva.

Anderson Silva chora e faz desabafos sobre 1ª derrota no UFC


Superado o baque inicial e agora com revanche marcada oficialmente, Anderson Silva passou a comentar a derrota que sofreu contra Chris Weidman no UFC 162. Foi o primeiro revés do brasileiro na maior organização de MMA do mundo e ele não escondeu a decepção por isso. O ex-campeão chorou e também desabafou contra as críticas que recebeu recentemente.

Em entrevista à Rede Record, ao programa Legendários, Anderson Silva chegou a chorar enquanto comentava sobre os erros que cometeu na derrota. Ele também se defendeu das alegações sobre uma fraude na luta: "eu fico um pouco chateado (com esses boatos), porque, quando eu entro lá para lutar, eu entro para representar o meu País", declarou.
Em outra entrevista, desta vez no De Frente Com Gabi, do SBT, Anderson Silva foi contundente ao comentar os erros na luta: "aprendi bastante com essa luta. Muitas coisas estavam encobertas pela cortina do sucesso", admitiu, antes de completar confessando falhas graves: "faltou um pouco de equilíbrio emocional e alguns princípios da arte marcial que eu preciso resgatar".

Ainda na mesma conversa, o brasileiro também reiterou o que já tinha deixado claro no octógono logo após a derrota: "fazia sete anos que eu defendia o título, e as cobranças começaram a ficar cansativas. É uma pressão muito grande. Faz um bom tempo que não tiro férias. Eu tiro só três ou quatro dias para descansar", lamentou ele, que já está com revanche marcada para o dia 28 de dezembro.

Sobre as críticas que recebeu por ter baixado a guarda e provocado Chris, ele negou que tenha havido desrespeito e também minizou as declarações do rival Vitor Belfort: "nada do que eu fiz foi para desrespeitar o adversário, eu estava tentando induzi-lo ao erro. E partindo do Vítor (Belfort), é natural. Ele busca ser campeão nessa categoria". Por fim, Anderson Silva ainda prometeu: "vou me dedicar e trarei de volta o cinturão. É um patrimônio brasileiro e tem que ser resgatado".

Fonte: http://esportes.terra.com.br/lutas/mma/anderson-silva-chora-e-faz-desabafos-sobre-1-derrota-no-ufc,f72d7b93338ff310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.

Flamengo campeão!!!!!!!

Flamengo na raça e no embalo da torcida é Campeão da Copa do Brasil 


  O Flamengo é campeão da Copa do Brasil. Ou melhor, tricampeão – venceu também em 1990 e 2006. Em um dia triste para o futebol brasileiro, com o falecimento de Nilton Santos e o acidente trágico com mortes nas obras do Itaquerão, coube ao Rubro-negro carioca garantir a fatia de alegria ao histórico 27 de novembro de 2013.
  Embalado pela sintonia entre time e torcida no Maracanã, o clube da Gávea venceu o Atlético-PR por 2 a 0 com um gol de Elias e Hernane no finalzinho do jogo, ficou com a taça da competição e ainda garantiu sua vaga na Copa Libertadores do próximo ano.
  O Flamengo chegou ao título após onze vitórias, dios empates e apenas uma derrota em 14 jogos. O time do técnico Jayme de Almeida marcou 26 gols e sofreu nove. Antes de vencer o Atlético-PR na grande decisão desta quarta, o Rubro-negro carioca passou por Goiás, Botafogo, Cruzeiro, Asa (AL), Campinense e Remo.
Jogo nervoso
   Como era de se esperar após o equilibrado empate por 1 a 1 no jogo de ida, a partida decisiva desta quarta-feira começou de maneira tensa. Depois de uma semana de muita expectativa pelo confronto final, Flamengo e              
  Atlético-PR deixaram o nervosismo tomar conta dos primeiros minutos e tiveram muito mais erros do que acertos na metade do primeiro tempo.
  Pouco tempo depois, em um caso típico de jogo muito truncado, era um volante do Flamengo quem comandava as ações. Sem maiores jogadas trabalhadas, Luiz Antônio apostava nos chutes de longa distância para chegar ao gol adversário. Foi assim em três oportunidades. Uma cobrança de falta chegou a carimbar o travessão do goleiro Weverton, mas os cariocas não conseguiam balançar a rede do Atlético-PR.
  Nada, porém, que desanimasse a torcida do Flamengo. Com um 0 a 0 no placar que dava o título ao clube da Gávea, os donos da casa faziam uma bela festa nas arquibancadas. Do outro lado, pouco mais de seis mil atleticanos tentavam incentivar o time paranaense, mas a tensão de ter que reverter o cenário do jogo deixava os visitantes aflitos no intervalo.
Na volta para o segundo tempo, a festa nas arquibancadas continuava. 
   Assim como a tensão. Mas o panorama do jogo se alterou. O Flamengo recuou em uma clara tentativa de segurar o empate e viu o Atlético-PR chegar mais vezes ao campo de ataque. A intensidade no setor ofensivo paranaense, porém, não era das maiores.
  A ideia do técnico Jayme de Almeida de tirar o meia Carlos Eduardo e lançar o volante Diego Silva “convidava” ainda mais o adversário ao ataque. O 
  Rubro-negro carioca se defendia como podia e conseguia poucas saídas em contra-ataque.
  Nos minutos finais, táticas e orientações técnicas foram deixadas de lado, prevalecendo o coração e a transpiração. As equipes se lançaram abertamente ao ataque. E foi o Flamengo, dono da festa desde os primeiros minutos, quem se deu melhor. Aos 41min, Paulinho chegou à linha de fundo pelo lado esquerdo e cruzou para Elias, que chutou firme para o fundo das redes.

Fonte: http://portalclick.com.br/portalclick/2013/flamengo-campeao-copa-brasil/





 

O Itaquerão. Notícias!!!!

Acidente no Itaquerão foi como      'terremoto' na reta final da Copa

 

Itaquerão
  Grua tombou na hora do almoço, matando dois operários; um deles tirara um cochilo durante o intervalo
Na estação Corinthians-Itaquera, os passageiros do metrô paulistano olham atônitos para a estrutura destroçada que pode ser vista de longe por quem está desembarcando no extremo leste da capital de São Paulo.
O estádio no alto de uma colina se impõe pela magnitude. Mas nesta quarta-feira, a moderna estrutura sucumbiu parcialmente, golpeando fatalmente dois operários e abalando a imagem do país sede da Copa do Mundo.
   Foi como um terremoto. A gente sentiu o chão tremer, escutou o barulho e saiu correndo para ver o que estava acontecendo. Todo mundo ficou muito nervoso e alguns começaram a chorar", relatou um dos únicos operários que ficaram nos arredores da Arena Corinthians. A notícia também estremeceu a organização da Copa do Mundo.
O operário não quis falar o nome, "por precaução", segundo ele. No momento do acidente, ele almoçava na cantina junto com centenas de outros operários.
Um dos operários, no entanto, já havia almoçado e tirava um cochilo próximo da arena. O paulista Ronaldo Oliveira dos Santos, 44 anos, morreu esmagado pelos escombros. A segunda vítima fatal foi o cearense Fábio Luis Pereira, de 42 anos. Ele estava em um caminhão atingido pela estrutura. O operador da grua entrou em choque e precisou ser atendido por médicos.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/11/131127_itaquerao_colapso_mortes_mm.shtml

27.11.13

Natação!!!!!!!!!!!!!!!

Phelps volta a passar por antidoping e dá indícios de retorno às piscinas.

  Aposentado desde o fim dos Jogos de Londres/2012, o maior campeão olímpico da história pode retornar a carreira. Trata-se de Michael Phelps. O nadador, dono de 22 medalhas olímpicas, voltou a fazer parte do programa de antidoping dos Estados Unidos, deixando no ar um forte indício de que voltará às piscinas.
De acordo com informações da agência AP, o nadador admite que o retorno pode acontecer. "Nada está decidido. Se eu decidir ir em frente e nadar de novo, então vou competir. Senão, sigo aposentado", disse um bem-humorado Phelps.
Phelps foi testado pela Agência Antidoping Norte-Americana duas vezes no segundo semestre de 2013. Como atleta amador ou aposentado, ele não precisaria passar por este processo, uma vez que apenas competições oficiais proíbem o uso de algumas substâncias.

fonte:http://esporte.uol.com.br/natacao/.
 

26.11.13

Como se joga handebol e as Regras.!!!!!!!!!!


Como se joga handebol

Esse esporte está sendo mais praticado pelos jovens que até pedem para sua professora de educação física ensinar mais do handebol, muitos desses jovens que aprendem um esporte tão interessante na escola podem seguir uma carreira no handebol, mas para isso tem que aprender muito bem cada regra para jogar da forma correta esse esporte. Esses jovens interessados no handebol podem se tornar atletas profissionais conhecidos, e depois que se tornarem conhecidos podem ser convocados para aquela seleção brasileira de handebol que já participou de muitas olimpíadas.
As regras desse esporte praticado por muitos brasileiros podem ser encontradas com algumas pesquisas feitas na internet, serão através dessas pesquisas que muitos estarão encontrando aquelas 170 regras do handebol, e algumas dessas regras importantes podem ser vistas logo abaixo pelos interessados nesse esporte.
A bola tem que ser de couro e de uma cor única, e a duração de cada tempo é de 30 minutos, cada equipe tem 6 jogadores e 1 goleiro. É permito lançar, parar e pegar a bola, com a ajuda das mãos, braços, tronco, coxa e joelhos. Não é permitido por os pés na bola. A bola pode ser segurada sem tocar no chão por no máximo 3 segundos. Somente o goleiro pode ficar dentro da área do gol, se alguém penetrar dentro dessa área é punido com um tiro livre, são regras importantes que devem ser respeitadas pelos atletas de handebol, quem não respeitar alguma das 170 regras não poderá jogar da forma correta um esporte que faz muito bem para a saúde de qualquer pessoa nesse mundo.
Os interessados podem estar jogando handebol naquelas quadras de futsal que também é um esporte cheio de regras que devem ser respeitadas, são nessas quadras que muitos podem estar praticando handebol regularmente com amigos e até parentes interessados num esporte praticado profissionalmente por muitas pessoas, e essas pessoas estão representando muito bem seu país nesse esporte que deve ser ainda mais praticado por jovens na escola e adultos na sua folga do trabalho.
Assista ao vídeo abaixo e confira diversas opções e dicas para se jogar bem Handebol:

Fonte: http://guiadicas.net/como-se-joga-handebol/.

Estadio Beira-Rio. !!!! :) :) :)

Presidente revela que "inauguração" do Beira-Rio será em janeiro com Dilma.

 

   O presidente do Internacional, Giovanni Luigi, confirmou nesta segunda-feira que o estádio Beira-Rio será reinaugurado em janeiro. O mandatário confirmou que o clube gaúcho irá utilizar o reformado local em alguns jogos do estadual, mas aguarda a presença da presidente Dilma Rousseff no primeiro mês de 2014 para fazer uma cerimônia oficial.
"Existe o compromisso da construtora de entregar o Beira-Rio até o fim de dezembro. A presidenta da República deverá vir a Porto Alegre, no máximo, até a metade de janeiro para fazer uma solenidade inaugurando o estádio. Nós pretendemos atuar durante o Campeonato Gaúcho no estádio", declarou o presidente Luigi em entrevista à Rádio Gaúcha.
O estádio Beira-Rio está sendo reformado para ser o local em Porto Alegre de cinco jogos da Copa do Mundo de 2014. No último sábado, a construtora Andrade Gutierrez divulgou nota afirmando que 92% das obras estão concluídas.
No sábado, a AG finalizou a colocação das peças metálicas que formam a nova cobertura do estádio. Na manhã desta segunda-feira, a segunda folha da membrana começou a ser instalada. A expectativa é que a partir da próxima semana, de duas a três sejam fixadas na estrutura por dia.
Integrantes da comissão de obras da direção do Internacional esperam que o estádio seja entregue no final de dezembro. Porém, não descartam que o trabalho se prolongue por mais um mês para dar os últimos retoques na reforma. Mesmo assim, o clube poderá mandar jogos com alguns setores do estádio abertos.

Fonte: http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2013/11/25/presidente-revela-que-inauguracao-do-beira-rio-sera-em-janeiro-com-dilma.htm.

 

25.11.13

O Impate do São Paulo 1 x1 Botafogo

A festa criada para Rogério Ceni, que se tornou o atleta com mais jogos disputados por um time no Brasil (1.117), foi atrapalhada neste domingo, no Morumbi. Contra o Botafogo, o São Paulo não passou do empate em 1 a 1, na partida válida pela 36ª rodada do Brasileiro. Nela, Elias "Ronaldo" e a trave foram os grandes problemas para o time da casa.
Antes de entrar em campo, o goleiro recebeu das mãos do presidente Juvenal Juvêncio um troféu e a camisa 10, com a qual atuou no jogo em que ultrapassou Pelé, que fez 1.116 jogos pelo Santos. A festa parecia que continuaria, pois logo aos três minutos de jogo Aloísio abriu o placar, após desvio de Rodrigo Caio em cobrança de falta.
O Botafogo, ainda na briga por uma vaga na Libertadores, deu a resposta também em bola parada: Seedorf cobrou falta aos 27 minutos, e Elias aproveitou o vacilo são-paulino e de Ceni, que saiu mal, para empatar. Na comemoração, o jogador - que chegou a ser dúvida por conta de dores na coxa esquerda - saiu imitando Cristiano Ronaldo, apontando para ele mesmo e dizendo: "Eu estou aqui".
Na etapa final, o time do Morumbi começou na pressão. Aloísio deixou Ademilson em boas condições de marcar, mas o chute cruzado do camisa 11 tocou na travessão. A partir disto, o São Paulo começou a ser atrapalhado pelo poste. Quatro minutos depois, Ganso fez uma linda jogada pelo lado direito, e mesmo sem ângulo bateu cruzado. A trave evitou um golaço do camisa 8.
Aos 13, Antônio Carlos cabeceou firme no alto, e o travessão, pela terceira vez na etapa final, evitou que o São Paulo voltasse à frente. Luis Fabiano entrou no São Paulo, Lodeiro no Bota, que até pressionou, mas o placar ficou inalterado. Para o Botafogo, o resultado é ruim, pois o time não conseguiu voltar ao G-4 - com 58 pontos, está na quinta colocação, a um ponto do Goiás.
Os cariocas voltam a campo na competição no próximo domingo, para enfretarem o Coritiba, lutando contra a degola, no Couto Pereira.
O São Paulo, por sua vez, chegou aos 50 pontos e está na nona colocação do Brasileiro. As atenções do time de Muricy Ramalho, porém, estão novamente voltadas à Sul-Americana. Na reta final da partida, os torcedores gritaram: "É, quarta-feira", pois neste dia, em Mogi Mirim, o Tricolor enfrenta a Ponte Preta e precisa tirar uma larga vantagem da equipe campineira, que venceu na ida da semifinal, por 3 a 1. No Brasileiro, o próximo jogo é também no domingo, contra o Criciúma.

 Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/brasileirao/noticia/2013/11/botafogo-busca-empate-contra-o-sao-paulo-mas-nao-entra-no-g-4-4343943.html.


A Nova Camisa do Brasil.... :) :)


Há poucas mudanças na nova amarelinha, principalmente com uma gola retrô verde, combinando com o detalhe na manga (agora mais fino). Podemos ver também os novos desenhos dos buracos de laser da Nike para dar ventilação nas laterais, em V.
Na parte de dentro, perto da gola, há uma versão diferente do canarinho, que já vem fazendo parte da camisa da Seleção há alguns anos. Com vocês, a nova amarelinha, que será apresentada oficialmente só em novembro:
Nova camisa do Brasil para a Copa de 2014

Nova camisa do Brasil para a Copa de 2014
 
Fonte: http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/manto-fc/post/exclusivo-conheca-camisa-que-o-brasil-usara-na-copa-do-mundo-de-2014.html.



A Derrota do Corinthians

No antepenúltimo jogo de Tite, o Corinthians perdeu para o Flamengo por 1 a 0, no Maracanã, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol do jogo foi marcado por Paulinho ainda na etapa inicial.
Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Apesar da derrota, o Corinthians continua uma posição à frente com 49
O resultado leva o time de Jayme de Almeida aos 48 pontos na 11ª colocação. O Corinthians continua uma posição à frente com 49. Com o resultado, a equipe carioca não pode ser mais rebaixada.
O Flamengo não contou com Léo Moura, poupado, e Luiz Antônio, cumprindo suspensão. Entrou com força máxima mesmo tendo que decidir um título em outro torneio.
O Corinthians, que faz contagem regressiva para a despedida de Tite, foi pouco atuante no ataque. Nos minutos finais de jogo, pressionou com perigo, mas não conseguiu empatar.
Cássio, Alessandro, Paulo André e Fábio Santos foram os desfalques, assim como Guerrero, que, apesar de ter se recuperado de cirurgia não foi relacionado por haver tomado uma medicação cuja substância poderá acusar doping.

Fonte: http://www.jcnet.com.br/Esportes/2013/11/flamengo-derrota-corinthians-e-garante-vaga-na-serie-a.html.

21.11.13

Esporte futebol

Introdução 
O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente.
Origem do futebol 
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.
O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol.

Fonte:http://www.suapesquisa.com/futebol/.

Esporte Basquete.

Origem 
O basquetebol (popularmente conhecido como basquete) surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA).
Primeira partida da história
O primeiro jogo de basquete que temos conhecimento e registro foi realizado no dia 20 de janeiro de 1892. Foram formadas duas equipes da Associação Cristã de Moços de Springfield. Este jogo foi interno e não foi presenciado por público. Somente no dia 11 de março deste mesmo ano uma partida pôde ser assistida por público de fora da Associação. Nesta ocasião, os alunos da associação venceram o time dos professores pelo placar de 5 a 1. Aproximadamente duzentas pessoas assistiram ao jogo. 
Formalização das regras 
Durante dois anos os jogos só eram realizados na Associação Cristã e as regras ficaram restritas a este local. Em 1894, profissionais da União Atlética Amadora tomaram conhecimento do novo esporte e resolveram formalizar as regras. 
No ano de 1896, foi realizado o primeiro jogo feminino de basquete. Na ocasião, as alunas da Universidade de Stanford venceram a equipe da Universidade da Califórnia. 
Nos primeiros anos do basquete ainda não havia uma bola específica para este esporte. As partidas eram realizadas com uma bola de futebol. Porém, no ano de 1894, a Chicope Falls, empresa de Massachusetts, desenvolveu a primeira bola de basquete. 
Basquete espalha-se pelo mundo 
Foi somente no começo do século XX que o basquete começou a se espalhar pelos quatro cantos do mundo. Ligas e federações começaram a organizar campeonatos e o esporte, de tão popular, começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos. Atualmente, o basquete é muito praticado no mundo todo. Além de estar organizado profissionalmente, este esporte é presença obrigatória nas aulas de Educação Física de escolas e faculdades brasileiras.    
Os grandes jogadores e jogadoras de basquete da nossa história 

-         Adriana Aparecida dos Santos
-         Alessandra Santos de Oliveira
-         Alfredo Rodrigues da Mota
-         Amaury Antônio Pasos
-         Anderson Varejão
-         Edson Bispo dos Santos
-         Friedrich Wilhelm Braun
-         Hortência Maria de Fátima Marcari Oliva
-         Janeth dos Santos Arcain
-         José Edvar Simões
-         Branca (
Maria Angélica Gonçalves da Silva)
-         Magic Paula
-         Marta de Souza Sobral

-         Nenê
-         Oscar Schmidt  

-         Rosa Branca
-         Ubiratan Pereira Maciel
.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_do_basquete.htm.